top of page
Buscar

Campo Magnético

  • magnelsmedea2016
  • 11 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

É caracterizado por um conjunto de linhas imaginárias, que se designam por linhas de campo magnético.

Estas linhas de campo indicam o sentido e a direcção do vector campo magnético, são tangentes a este vector, são sempre fechadas e nunca se cruzam.

Quanto maior é a densidade de linhas de campo numa dada região do espaço, mais intenso é o campo magnético nessa região. Num campo uniforme as linhas são paralelas e igualmente espaçadas.

Na física moderna, o campo magnético e o campo eléctrico são entendidos como sendo um campo fotónico. Na linguagem do Modelo Padrão a força magnética é mediada por fotões.

Frequentemente esta descrição microscópica não é necessária por que a teoria clássica, mais simples e coberta neste artigo, é suficiente. A diferença é desprezível na maioria das circunstâncias.

Tal como o campo eléctrico, o campo magnético é identificado pela força que exerce sobre uma partícula, só que esta partícula tem de ter carga eléctrica, q, e animada de uma certa velocidade. A força magnética é um vector sempre perpendicular ao vector velocidade e ao vector campo magnético.

Campo Magnético Terrestre

O seu módulo depende da carga em movimento, do módulo do campo magnético e do ângulo entre a velocidade e o campo magnético, ou seja:

A força que um campo magnético exerce sobre uma partícula carregada em movimento é sempre perpendicular à velocidade, pelo que o campo magnético não altera o módulo da velocidade da partícula, mas apenas a sua direcção. Como são vectores perpendiculares a força magnética não realiza trabalho,qualquer que seja a trajectória da partícula, não sendo por isso a energia da partícula alterada pelo campo magnético.

O movimento de cargas eléctricas orientado origina uma corrente eléctrica. Um fio rectilíneo muito longo fino, percorrido por uma corrente (I), gera num ponto P um campo magnético. A figura seguinte mostra o vector campo magnético gerado num ponto P do espaço pelo elemento do fio de comprimento (DL) percorrido por uma corrente rectilínea:

A intensidade do campo magnético gerado pela corrente rectilínea depende da intensidade da corrente e da distância ao condutor rectilíneo. Quanto maior for a intensidade de corrente eléctrica, mais intenso é o campo magnético gerado e para a mesma intensidade de campo magnético quanto maior for a distância, menor é a intensidade de campo magnético.

Ou seja, pela lei de Biot-Savart ...

O campo magnético é inversamente proporcional á distância R, e as linhas de força são circulares concêntricos com a corrente e perpendicular à mesma.


 
 
 

Comments


Recent Posts

Follow Us

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page