Radiações
- magnelsmedea2016
- 9 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Características das principais radiações
Ondas Rádio

"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde frequências muito pequenas, até 1012 Hz, acima da qual estão os raios infravermelhos.
As ondas de rádio são geradas por osciladores electrónicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo, o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.
As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).
Estas ondas, além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho radiorreceptor.
Ondas de TV
As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz). É costume classificar as ondas de TV em bandas de frequência (faixa de frequência), que são:
VHF: very high frequency (54 MHz à 216 MHZ è canal 2 à 13)
UHF: ultra-high frequency (470 MHz à 890 MHz è canal 14 à 83)
SHF: super-high frequency
EHF: extremely high frequency
VHFI: veri high frequency indeed
As ondas de TV não são reflectidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distâncias superiores a 75 km é necessário o uso de estações repetidoras.
Microondas
Microondas correspondem à faixa de mais alta frequência produzida por osciladores electrónicos. Frequências mais altas que as microondas só as produzidas por oscilações moleculares e atómicas.
As microondas são muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas graças às microondas.
As microondas também podem ser utilizadas para funcionamento de um radar, como acontecia na 2ª Guerra Mundial. Uma fonte emite uma radiação que atinge um objecto e volta para o ponto onde a onda foi emitida. De acordo com a direcção em que a radiação volta pode ser descoberta a localização do objecto que reflectiu a onda. A figura abaixo representa imagem de um radar que usa microondas.
Luz Visível
O nosso olho só consegue perceber frequências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014, faixa indicada pelo espectro como luz visível.
O nosso olho percebe a frequência de 4,3x10^14 como a cor vermelha e frequências inferiores a esta não são visíveis e são chamados de raios infravermelhos.
A frequência de 7x10^14 é vista pelo olho como cor violeta. Frequências acima desta também não são visíveis e recebem o nome de raios ultravioleta.
A faixa correspondente à luz visível pode ser subdividida de acordo com o espectro a seguir.

Raio X
Os raios X foram descobertos, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. Os raios X têm frequência alta e possuem muita energia. São capazes de atravessar muitas substâncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo.
Estes raios são produzidos sempre que um feixe de electrões dotados de energia incide sobre um obstáculo material. A energia cinética do feixe incidente é parcialmente transformada em energia electromagnética, dando origem aos raios X.
Os raios X são capazes de impressionar uma chapa fotográfica e são muito utilizados em radiografias, já que conseguem atravessar a pele e os músculos da pessoa, mas são retidos pelos ossos.

Raio Gama
As ondas electromagnéticas com frequência acima da dos raios X recebem o nome de raios gama (.
Os raios gama são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioactivos.
Um material radioactivo pode emitir raios gama durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável.
Raios gama de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.
Os raios gama podem ser os responsáveis por alguns problemas a nível celular.
Comments